Durante o último fim-de-semana decorreu o Minho Eletronic Esports Cup em Braga, um evento incorporado no iDrone no Parque de Exposições da cidade. O evento, que contou com 16 equipas, terminou no Domingo com a vitória dos K1CK frente aos EXEC. O FRAGlíder esteve presente no evento e traz-te agora um rescaldo sobre o evento.

Para facilitar a leitura, aqui fica um índice deste rescaldo. Se acompanhas-te o evento, não sentirás necessidade de ler os primeiros dois pontos.



Grupos

O Grupo A começou na sexta-feira, pelas 10h00, contando com as equipas dos exotic, Extreme Fast, Raging Turtles e GodLevel. Este grupo correu dentro do esperado, terminando na ordem mencionada anteriormente. A verdade é que a passagem à fase seguinte dos exotic não foi um mar de rosas. As duas equipas que lutavam pelos playoffs com os exotic conseguiram jogos interessantes contra o principal candidato. Os Extreme Fast conseguiram colocar 12 rondas contra os mesmos, enquanto os Raging Turtle ficaram apenas a duas rondas do empate (16-13). O grupo terminou então com o apuramento dos exotic e da equipa dos Extreme Fast.


Os Exotic de vts conseguiram a passagem à fase seguinte com 9 pontos.

O Grupo B foi talvez o grupo mais desequilibrado do evento. Com a presença de K1CK, Grow uP, Voltaic Gaming e Stars Gaming, este grupo teve resultados esclarecedores. Na verdade, somando as rondas que as equipas que perderam conseguiram colocar, não chegamos às 10. Os K1CK mostraram que estão num nível completamente diferente das restantes equipas e perderam apenas 6 rondas no grupo, enquanto os Grow uP aproveitaram para demonstrar que estavam presentes e, excluindo a derrota com os K1CK, perderam apenas 2 rondas, uma contra cada equipa.
 

Os Grow uP conseguiram o apuramento em 2º lugar apenas atrás dos K1CK.

O Grupo C contou com a presença de AlienTech, Galatics, Cybernautas e Tinder. O jogo de destaque do grupo vai para o confronto entre as duas equipas que se esperava que se apurassem para os playoffs, Galatics e AlienTech. As duas equipas defrontaram-se na última ronda do grupo e já tinham garantido o apuramento, decidindo-se apenas quem ficaria em primeiro lugar e evitaria assim o lado da bracket dos K1CK. Os Galatics não deixaram o futuro ao acaso e venceram o jogo por 16-11, apurando-se em primeiro lugar do grupo, seguidos pelos Alientech.
 

AIm e companhia não conseguiram mais que o 2º Lugar do Grupo

O último grupo, que já decorreu no 2º dia do evento, tinha a presença das equipas dos Team A-Style, Panthers, EXEC e EXSAD. Este foi talvez o grupo mais disputado do evento, contando com uma surpresa. Era de esperar, pelo menos no papel, que as equipas de A-Style e Panthers, repletas de nomes conhecidos da comunidade, conseguissem o primeiro lugar. A verdade é que os EXEC surpreenderam e demonstraram que estavam no torneio para ficar, alcançando o primeiro lugar do grupo com 6 pontos. A última ronda do grupo punha frente a frente A-Style e Panthers na disputa pelo 2º lugar, e apenas por 3 rondas os A-Style não conseguiram a classificação para os playoffs (venceram o jogo por 16-7 quando podiam apenas perder 4 rondas).
 

A surpresa do grupo foram os EXEC, conquistando o primeiro lugar.




Playoffs

Tínhamos assim os playoffs definidos. Para esta fase contavamos então com: exotic, Extreme Fast, K1CK, Grow uP, AlienTech, Galatics, Panthers e EXEC.

A primeira ronda punha frente a frente exotic e AlienTech, onde os segundos conseguiram vencer por 2-0 (16-12, 16-12). Já os K1CK tinham pela frente os Panthers porém, os primeiros continuaram a demonstrar a sua força no evento e dominaram a equipa contrária, conseguindo também uma vitória por 2-0 (16-5 e 16-12). Já os Galatics defrontavam os Extreme Fast que, também sem grandes problemas, conseguiram uma vitória por 2-0 (16-3 e 16-13).
 


Os Alientech de AIm conseguiram passar às meias-finais vencendo os Exotic por 2-0
O jogo mais disputado destes quartos-de-final estava guardado para os EXEC vs Grow uP. Se já muita gente achava surpresa os EXEC passarem os grupos, então dos quartos-de-final ninguém esperava. Os uP começaram bem e venceram o primeiro mapa por 16-6. A verdade é que os EXEC não perderam a moral e conseguiram dar a volta ao jogo conquistando os dois mapas seguintes por 16-14! E que jogos podemos assistir!

Já nas meias-finais, tinhamos talvez o jogo mais esperado do torneio, K1CK vs AlienTech. As duas superpotências portuguesas encontravam-se nas meias-finais e esperava-se um excelente jogo. No entanto, e talvez por falta de tempo para treinar, tal como AIm disse ao FRAGlíder, os K1CK continuaram a sua série de vitórias sem perder nenhum mapa. Mais uma vez, uns claros 2-0, sendo que ainda tiveram que suar para conquistar o primeiro mapa (16-11 e 16-5).
 

rmn e companhia demonstraram estar extremamente preparados para o evento
Na outra meia-final, mais uma vez, os EXEC surpreendiam. Os Galatics eram claramente favoritos a conquistaram um lugar na final para defrontar os K1CK e o jogo até começou bem para o lado de dzt e companhia. A equipa conseguiu vencer o primeiro mapa por 16-3, o que fazia esperar um segundo mapa no mesmo estilo. A verdade é que, novamente, os EXEC conseguiram dar a volta ao jogo e conquistaram os dois mapas restantes por 16-8 e 16-11, conseguindo assim um lugar na final.
 

Galatics foram surpreendidos na meia-final por uns EXEC extremamente moralizados.
A final, e como era esperado, foi vencida pelos K1CK por 2-0, onde os EXEC não tiveram quaisquer hipóteses de contestar qualquer mapa. 16-3 em ambos os mapas foi o resultado que tornou os K1CK vencedores deste MESC.
 


Os Números

A comunidade de Counter-Strike Portuguesa mostrou a sua grandeza num evento com as melhores equipas portuguesas. Se considerarmos que utilizar a hitbox para fazer o streaming de um torneio, onde a pressão para ter números interessantes era grande depois de tudo o que se vem debatendo na comunidade, a verdade é que, mesmo assim, a comunidade esteve presente em massa.

Aproveitando para falar da organização, esta pertenceu à malta da AlienTech. No que toca a horários, apesar de alguns pequenos atrasos, estes são completamente justificáveis e admissíveis, sendo que o evento começou a horas bastante decentes e terminou todos os dias a horas muito aceitáveis. No que toca ao espaço, a organização apresentou dois palcos para a ocorrência de 2 jogos em simultâneo. Uma estrutura interessante e que tornou possível que o evento não apresentasse atrasos. O streaming contou com casters bastante reconhecidos, porém não iremos dar uma opinião sobre o cast em si devido ao tempo limitado que estivemos a observar a stream para ser possível realizar a cobertura a que nos propusemos. Contudo, evidenciamos alguns erros, não graves mas que atrapalharam um pouco a quem estava a ver pela stream, como por exemplo, publicidades alargadas ou a escolha de planos dos jogadores quando as rondas já se encontravam a decorrer. Apesar disso, consideramos que no geral, a organização cumpriu com as expetativas e realizou um excelente evento.
 

No que toca ao streaming, conseguiram-se atingir mais de 4 000 espetadores em simultâneo. São excelentes os números com que a comunidade de CS tem presenteado os torneios que têm vindo a ser elaborados e os seus sponsors. Na verdade, com todo o excelente trabalho que tem vindo a ser feito por várias pessoas na comunidade, só vemos um caminho: ainda mais crescimento desta comunidade.

No que toca a público, apesar de o evento ser enquadrado dentro de um outro festival, o iDrone, a verdade é que a grande maioria do público se devia ao torneio do MESC. O segundo dia do evento, sábado, foi o dia com mais público e acreditamos que tenha alcançado mais de 300 pessoas no local!

No que toca ao torneio em si, destaca-se o domínio dos K1CK. A equipa mostrou estar num patamar completamente a cima dos restantes, não perdendo qualquer mapa durante todo o torneio.
 

Já o FRAGlíder disse mais uma vez presente! Estivemos no local os 3 dias do evento, trouxemos fotos, apresentamos resultados ao minuto e ainda entrevistamos algumas personaldiades da comunidade.

A verdade é que isto não se deve apenas à nossa equipa mas sim a todos os que nos seguem! Se o FRAGlíder marcou presença, a comunidade respondeu e mostrou ao FRAGlíder que é, sem margem para dúvidas, o portal de referência a nível nacional!

Foram cerca de 250 fotos colocadas online, mais 10 mil (e a subir) visualizações no youtube, cerca de 35 mil hits na cobertura do torneio, cerca de 30 mil visitantes e mais de 90 mil page views em apenas 3 dias! Depois disto, só podemos agradecer!




A verdade é que o hype está criado! Estamos apenas a 2 semanas do 4Gamers, evento onde também estaremos presentes, e a comunidade mostrou que está mais presente do que nunca, mais unida do que alguma vez se viu. A apenas duas semanas de um dos maiores eventos nacionais de eSports, conseguiram-se números abismais e um torneio de excelente qualidade.