Depois da análise que publicámos ontem ao grupo A das finais da 2ª temporada da ECS, a qual podes consultar aqui, hoje é a vez de analisarmos em detalhe as equipas do grupo B.

 
Este grupo é composto por SKEnVyUsdignitas Immortals e embora tendo em conta a forma recente pudessem haver 2 claros favoritos nos SK e dignitas, o facto de ambos terem de usar um standin neste torneio faz com que o grupo seja bastante equilibrado.
 

Será pelos SK que fox ganhará pela primeira vez um grande torneio internacional? (Foto: fox)
 
Começando pelos actuais campeões do mundo, SK, embora não tenham ganho algum torneio internacional desde o major ESL One Cologne 2016, em todos os torneios em que estiveram presentes desde então são presença constante no top 4, estando até mesmo presente em algumas finais como foi o caso da ESL Pro League, onde perderam por 21 contra os Cloud9, e na IEM Oakland, onde perderam contra os NiP por 21 também.
 
Como consequência da seca de títulos e de alguns problemas internos a equipa decidiu durante o fim de semana passado remover  Lincoln ’fnx’ Lau do lineup e usar como standin para este torneio e para o Major da ELEAGUE o jogador português  Ricardo ’fox’ Pacheco.
 
Mesmo assim, considerando que irão usar um novo jogador para este torneio com o qual não irão ter muito tempo de treino, os SK são de qualquer maneira os grandes favoritos à vitória no grupo e do torneio em si. 
 
Como facto curioso desta equipa é que ainda não sabemos em que posição jogará fox, se irá ser o main awper da equipa e  Gabriel ’FalleN’ Toledo passa para a posição que era ocupada por fnx (rifler/lurker) ou se fox irá assumir o lugar de fnx directamente facilitando assim a vida para o resto da equipa.
 

Depois dos útlimos resultados os Immortals são considerados candidatos a ficar em 2º lugar do grupo (Foto: HLTV.org)
 
A segunda equipa deste grupo que vem da divisão norte-americana são os brasileiros Immortals, os quais são muitas vezes conhecidos como a equipa B dos SK visto que cada vez que um jogador é removido ou sai da principal equipa brasileira o jogador escolhido para o substituir vem desta equipa, o que não aconteceu no caso de fnx visto que os Immortals participaram no torneio Minor norte-americano o que faz com que os seus jogadores não possam representar outra equipa no Major da ELEAGUE.
 
Falando um pouco sobre o passado recente da equipa, a aquisição de  Wilton ‘zews’ Prado em Julho de 2016 tinha como intenção que a equipa tivesse um ingame leader dedicado em detrimento de algum firepower mas tal não veio a dar frutos pois a equipa nem sequer passou a fase de grupos dos 2 torneios internacionais em que participou, ELEAGUE e finais da ESL Pro League, vencendo no entanto o torneio norte-americano Northen Arena 2016 – Toronto, onde bateram na final os Cloud9 por 21
 
No início de Novembro a equipa decidiu então remover zews da equipa e recrutar  Lucas ‘steel’ Lopes para o seu lugar, o que de imediato provou ser uma decisão acertada visto que a equipa tem melhorado substancialmente a nível de resultados vencendo o IBUYPOWER Masters 2016, onde bateram os Cloud9 na final por 21, o Minor norte-americano, onde também bateram mais uma vez os Cloud9 na final mas desta vez por 20, e passaram a fase de grupos da IEM Oakland em 2º lugar com 4 vitórias e 1 derrota, num grupo que entre outras equipas incluía NaVi, G2 e Astralis, sendo depois eliminados pelos NiP nos quartos-de-final.
 
Considerando que os dignitas vão usar um standin e que os EnVyUs não estão a passar pelo seu melhor momento, os Immortals perfilam-se como fortes candidatos ao 2º lugar do grupo, tendo no entanto que demonstrar que com esta iteração da equipa contra equipas europeias conseguem vencer jogos à melhor de 3 mapas e não só à melhor de 1 mapa como na IEM Oakland.
 

Será esta uma das últimas vezes em que veremos em acção esta equipa dos EnVyUs? (Foto: HLTV.org)
 
Passando à primeira equipa europeia do grupo, os franceses EnVyUs, desde a remoção do ‘problema’  Fabien ‘kioShiMa’ Fiey que a equipa não voltou a chegar à final de qualquer torneio internacional que incluísse as melhores equipas do mundo, sendo que nos dois Majors de 2016 nem sequer chegaram a passar da fase de grupos.
 
Desde então a equipa acumulou maus resultados atrás de maus resultados sendo que pelo meio venceu o Gfinity CS:GO Invitational em que apenas jogou 2 jogos, venceram os Epsilon nas meias-finais por 31 e os mousesports na final por 30
 
Depois de kioShiMa já passaram pela equipa  Timothée ‘DEVIL’ Démolon e  Christophe ‘SIXER’ Xia, sendo que com este último a equipa tem melhorado a nível de jogo e resultados tendo acabado nos 4º primeiros lugares das ligas online ESL Pro League e ECS.
 
Com tudo isto, espera-se que kennyS e companhia lutem pelo 2º lugar do grupo mas sem serem considerados favoritos em nenhum matchup. Esta será talvez uma das últimas chances que este lineup irá ter para ter algum sucesso e sobreviver ao já muito falado shuffle francês visto que as duas melhores equipas francesas estão a passar por uma seca de títulos e de bons resultados.
 

Os dignitas têm de provar neste torneio que a vitória na EPICENTER não foi mero acaso (Foto: HLTV.org)
 
A última equipa deste grupo são os dinamarqueses dignitas, uma equipa que tem tido resultados bastante distintos nos vários torneios em que tem participado nos últimos 2 meses e que se vai apresentar com um standin,  Valdemar ‘valde’ Bjørn Vangså dos Heroic, no lugar da estrela da equipa  Emil ‘Magiskb0y’ Reif, o qual não pode participar no torneio devido a exames escolares.
 
Depois de em Outubro terem ganho as finais europeias da WESG e a EPICENTER, onde entre outras bateram equipas como NaVi, Virtus.Pro, Astralis e fnatic, esta equipa tem tido vários resultados aquém das expectativas, pois ficaram pela fase de grupos nas finais da ESL Pro League e na DreamHack Winter, sendo mais recentemente eliminados pelos SK nos quartos de final da ELEAGUE.
 
No entanto, esta montanha russa de resultados pode ser facilmente explicada pela grande quantidade de torneios em que a equipa tem participado nos últimos 2 meses, em que praticamente todos os fins de semana têm 1 torneio num país ou continente diferente. Curiosamente a WESG e a EPICENTER foram os 2 primeiros torneios dessa sequência e os dignitas não deram hipóteses aos adversários.
 
Assim sendo, visto que a equipa vai jogar com um standin no lugar do seu melhor jogador e que a nível de cansaço de viagens e torneios seguidos devem estar a atingir o limite, é esperado que disputem o 2º lugar do grupo com os Immortals e que talvez até consigam novamente um brilharete e vençam o torneio pois seria um bom preságio para o qualificador para o Major em que participam na semana seguinte.
 

 
Resumidamente, esperamos que os SK ganhem o grupo com alguma facilidade embora tenham trocado 1 jogador menos de uma semana antes do inicio do torneio, e que o 2º lugar do grupo seja bastante disputado entre Immortals e dignitas, enquanto que dos EnVyUs pouco se espera pois até os jogadores já devem estar apenas a pensar no tão badalado shuffle francês que talvez culminará numa equipa com shox, ScreaM e kennyS.